Fundo de Investimento é uma forma de aplicação financeira formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, usualmente entregando-o para um profissional fazer as aplicações e, como tal, há muitos fundos, entre eles de ações, de renda fixa, imobiliários e até mesmo arte ou vinho, por exemplo.
Todo o dinheiro aplicado em fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia. Quando se adquire cotas de um determinado fundo se está aceitando suas regras de funcionamento, sejam elas os valores de aplicação, o modo de resgate, seus custos e/ou seus horários de aplicação, movimentação e resgate.
"...há muitos fundos, entre eles de ações, de renda fixa, imobiliários e até mesmo arte ou vinho, por exemplo."
Como não existe o melhor fundo, aquele que é unanimidade entre os aplicadores, como qualquer investimento que se propõe fazer, antes de começar a escolher o fundo é necessário que se pense sobre o prazo da aplicação, os riscos envolvidos e que se está disposto a correr, sua rentabilidade e se o fundo escolhido veem ao encontro do que você previamente estabeleceu. O custo do fundo de investimento como sua taxa de administração e/ou performance reduzem o seu ganho e é necessários levar em consideração.
O valor que você está disposto a investir por mês pode não se encaixar com um determinado fundo. Isso acontece porque é o Fundo de Investimento que determina o valor da aplicação mínima exigida bem como os valores de aplicações periódicas, quando aplicável. No entanto, hoje é possível encontrar uma diversidade muito grande de valores que é possível fazer parte de um fundo com a aplicação mínima inicial de R$ 100,00.
"O custo do fundo de investimento como sua taxa de administração e/ou performance reduzem o seu ganho e é necessários levar em consideração."
Uma diferença muito importante e que e o leitor precisa estar atento, é que os Fundos de Investimentos não são garantidos pelo governo ou pelo Fundo Garantidor de Crédito, como acontece por exemplo quando se aplica em poupança. Outro ponto a destacar que mesmo participando de um fundo numa instituição financeira, não significa que você estará investindo naquele banco e sim aos ativos que estão compostos nas carteira do fundo.
E para finalizar um lembrete que vale para todo tipo de investimento: A performance passada não é garantia de rentabilidade futura, portanto, fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário